Arábia Saudita

Visto para a Arábia Saudita
SOMOS AGÊNCIA CREDENCIADA JUNTO DA EMBAIXADA DO REINO DA ARÁBIA SAUDITA

Necessita de Visto para a Arábia Saudita? Conte connosco! Somos uma empresa de serviços consulares especializada na aquisição de visto de negócios, turismo e vistos de carácter religiosos. Procedemos também ao reconhecimento de documentação junto do consulado.

O Reino da Arábia Saudita, mais conhecido apenas como Arábia Saudita, é o segundo maior país árabe do mundo, a seguir à Argélia. Ao nível de território é o maior país árabe na Ásia e na Península Arábica, tendo mais de 2.150.000 quilómetros quadrados.

Com uma economia baseada no petróleo (a Arábia Saudita é considerada por muitos o país líder do chamado cartel da OPEP) onde o governo exerce um controlo apertado nas principais atividades. Como forma de diversificar a economia do país, o governo da Arábia Saudita está a incentivar o investimento privado no país. É também um país de destino de muitos imigrantes, pois tem mais de 9 milhões de emigrantes registados no país. Assim seja em negócios ou em turismo, nós tratamos da obtenção de visto para a Arábia Saudita, garantindo uma excelência de serviço, com mais de 25 anos de experiência. Consulte-nos!

Foi em 2019 que o Reino da Arábia Saudita abriu as suas portas aos turistas internacionais. Este passo teve como grande apoiante o Príncipe Herdeiro Mohammad bin Salman, transformando por completo a forma como o país era visto junto da comunidade internacional e permitindo aos turistas estrangeiros a possibilidade de visitarem e conhecerem de perto as grandes maravilhas do Reino Saudita.

Ao nível religioso, a Arábia Saudita é visitada todos os anos em duas peregrinações muito importantes, o Haje e a Umrah. O Haje, a peregrinação ‘maior’, é realizada todos os anos, sendo normal ver a grande mesquita de Meca completa cheia de milhões de peregrinos de diversas nacionalidades que a visitam e oram e uníssono. Esta peregrinação (o Haje) a Meca na Arábia Saudita, é algo que deve ser realizada pelo menos uma vez na vida por qualquer muçulmano. 

Facilitamos todo o processo de aquisição de vistos, a sua comodidade é importante para nós!

 

Obter o seu visto para a arábia saudita nunca foi tão fácil!

Regime de Entrada e Saída no Reino da Arábia Saudita

Para entrar no Reino da Arábia Saudita, os estrangeiros devem requerer visto de entrada junto dos serviços consulares sauditas no seu país de origem. Para entrar na Arábia Saudita, existem os seguintes tipos de vistos:

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões sobre o visto para a arábia saudita

O Reino da Arábia Saudita tem um território com mais de 2.150.000 Km2, mais de 33,5 milhões de habitantes e um PIB estimado de 1.844 milhões de dólares sendo o 19º maior do mundo. O Reino da Arábia Saudita tem fronteiras com Jordânia e Iraque ao norte; Kuwait ao nordeste; Catar, Barém e Emirados Árabes Unidos a leste; Omã ao sudeste; Iêmen ao sul; mar Vermelho ao oeste e com o golfo Pérsico a leste. As principais cidades são Riade, Jedah, Meca, Medina e Hufufe.

Capital: Riade ou Riyadh

Fuso Horário: AST (UTC+3)

O Reino da Arábia Saudita é um estudo devido aos seus contrastes. De Al Jouf no norte a Jazan no sul, os turistas irão encontrar desertos áridos e florestas exuberantes, escavações arqueológicas antigas e arquitetura moderna, além de alta gastronomia e comida de rua. A apoiar todas estas experiências díspares, os sauditas apresentam a sua famosa “hafawah” ou hospitalidade saudita.

Descubra este país diversificado em uma escapadela de verão. Reserve um passeio com base no número de dias que deseja viajar, no tamanho do seu grupo e para onde deseja ir – seja cinco dias em um passeio pela costa do Mar Vermelho ou uma aventura de um dia inteiro pelas cavernas e montanhas de Tabuk.

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

Al-Ula – Aqui pode encontra o sítio arqueológico de Mada’in Salih, também conhecido por Al-Hijr, é o primeiro local arqueológico da Arábia que foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2008.

Al-Turaif – Localizado a 16km de Ryiadh, em Al-dir’iyah, o distrito de Al-Turaif, é um exemplo único da arquitetura desenvolvido para lidar com o clima extremo do deserto e conhecido como arquitetura Nadji. Al-Dir’iyah é um oásis localizado nas margens do Wadi Hanifa (wadi significa vale) e foi declarado património mundial da UNESCO em 2010.

Kingdom Center – É conhecido como um dos mais icónicos edifícios da Arábia Saudita, localizado em Riyadh, contando com 302,3m de altura distribuídos por 41 andares. Nele podemos encontrar um shopping center, o hotel Four Seasons Hotel Riyadh. No topo, possui uma ponte aérea de 65 metros onde fica o view point, que permite ter uma vista incrível sobre a cidade de Riade.

Janadriyah Festival

O Festival  de tradição e cultura de Janadriyah, nos arredores de Riyah, é um evento anual que é realizado desde 1985. É considerado por muitos como o principal evento realizado no Reino da Arábia Saudita. Tem a duração de 3 fim-de-semanas e pode ser visitado em regra geral entre dezembro e fevereiro. Aqui os turistas poderão encontrar barraquinhas típicas com artesanato, comida, danças e músicas locais, e uma exibição de aviões proporcionada pelo ministério da defesa.

Museu Ithra

O museu ITHRA ou King Abdulaziz Center for World Culture, é um centro cultural construído pela Saudi Aramco, uma das maiores petroquímicas do mundo. Os turistas poderão encontrar no museu um laboratório interativo de ideias, biblioteca, teatro, cinema, um museu de arte islâmica, museu da evolução, arquivos da formação da Saudi Aramco, e a exibição de energia. Explicam também a importância do petróleo, e o quanto mudou o mundo.

Khobar corniche ou Jeddah corniche

Corniche é o nome dado à orla nas cidades árabes litorais. A corniche de Jeddah é muito conhecida e visitada por turistas, é banhada pelo Mar Vermelho, enquanto a de Khobar, pelo Golfo Pérsico, contudo, podemos encontrar uma estrutura muito parecida entre ambas, com muitos prédios e construções contemporâneas, mesquitas, com muitos restaurantes e um relvados maravilhosos, onde famílias se reúnem socializar, tomar café arábe ou para fazerem piqueniques.

Al Ahsa

Al-Ahsa, é mais um dos locais na Arábia Saudita reconhecido pela UNESCO como património Mundial da Humanidade (em 2018). É o maior oásis no deserto do mundo, localizado ao leste da Arábia Saudita, possuindo  cerca de 10.000 hectares com inúmeras fazendas de tâmaras que somam mais de 3 milhões de árvores.

Jeddah histórica

O centro histórico está localizado no coração da atual cidade de Jeddah, na região de Meca. A antiga Jeddah remonta à era pré-islâmica e, em 2014, foi listado pela UNESCO como Património Mundial. Esta é a principal porta de entrada para os turistas religiosos que visitam Meca para o Hajj ou o Umrah. No centro histórico os turistas viajam no tempo, levando-nos a vivenciar o dia-a-dia dos comerciantes árabes do passado. Já na cidade, encontramos construções com uma arquitetura mais contemporânea.

Restaurantes típicos

Os turistas encontram na cozinha árabe uma mistura de ingredientes e temperos, que torna a sua gastronomia adequada a todo o tipo de paladares, tornando-a muito saborosa. É importante que os turistas vivenciem a experiência de comer num restaurante típico árabe, comendo com a mão, sentados no chão e bebendo café árabe feito com cardamomo, açafrão, pistilo e grãos não torrados para terminar o jantar, acompanhado por um doce típico da Arábia Saudita.

Vale a pena vivenciar a experiência de um restaurante típico árabe, daqueles que a gente senta no chão, come com a mão e encerra o jantar com um café árabe feito com cardamomo, açafrão pistilo e grãos não torrados (isso mesmo, o café é amarelo) e um doce típico.

Souq (mercados árabes espalhados por todo o país)      

Os Souq (mercados árabes de rua) são um ponto de paragem obrigatória para os turistas, onde podem encontra produtos típicos da Arábia Saudita, como jóias, tâmaras, roupas típicas, lustres, lanternas, móveis, tapetes, artesanato, entre outros. Regra geral os Souq podem ser encontrados nos centros históricos de cada grande cidade. É uma viagem no tempo.

Jebel Fihrayn ou Edge of the World

O Jebel Fihrayn ou Edge of the World, é um conhecido precipício, onde os turistas ficam com os olhos brilhantes como o sol e fixos no infinito. Permite-nos ter a perceção da magnitude da paisagem, mostrando-nos o quão pequenos que somos.

O Reino da Arábia Saudita apresenta um clima muito quente durante o Verão, sendo que é normal as temperaturas chegarem com frequência a 45ºC nos meses de maio a setembro. Na Arábia Saudita os invernos são amenos, sendo que nas áreas mais montanhosas apresenta por vezes um clima mais frio.

A língua oficial do Reino da Arábia Saudita, é o árabe, sendo que o Inglês também é usado na grande comunidade de expatriados existente no país.

A moeda local é o rial saudita (SR), que existe em notas de 1, 5, 10, 20, 50, 100 e 500 SR. Cada rial é divisível em 100 halalas. No Reino da Arábia Saudita, podemos encontrar máquinas de multibando, em que as pessoas podem usar os cartões nacionais sem qualquer constrangimento. Existem máquinas do tipo multibanco, onde os cartões bancários nacionais podem ser usados sem problema. Todavia, o visitante deverá assegurar-se junto da respetiva entidade bancária se o cartão de débito que usa pode ser utilizado na Arábia Saudita. O uso de cartões de crédito está universalizado na Arábia Saudita

É importante referir que os nacionais e os estrangeiros estão limitados relativamente ao montante de divisas em que a sua saída para o exterior do país é autorizada. Assim, sugerimos que consulte a informação do Banco Nacional de Angola, sobre este assunto: http://www.bna.ao/anexos/transaccoesmoedaestrangeira.pdf

Aconselhamos o registo da sua chegada ao Reino da Arábia Saudita junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal ou em alternativa junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante.

Contatos úteis no Reino da Arábia Saudita:

Embaixada de Portugal em Riade

Endereço: nº 56, Prince Faisal bin Sa’ad bin Abdulrahman Street

PO BOX 94328, Riade 11693;

Tel. 00966114826964;

Fax. 00966114826981;

Correio eletrónico: riade@mne.pt.

Embaixada da Arábia Saudita em Portugal:

Endereço: Avenida do Restelo, 42, 1400-315 Lisboa;

Tel. 213041750 / 51 / 52 / 53;

Correio eletrónico: ptemb@mofa.gov.sa.

A inscrição/comunicação consular é feita presencialmente, não tendo quaisquer custos associados. Para tal apenas deve apresentar Cópia e original do passaporte e do cartão de cidadão portugueses. Segundo os serviços consulares de Portugal em Angola, grande parte dos pedidos de assistência consular estão relacionados com a perda ou extravio de documentos de viagem (passaporte) ou documentos de identificação (cartão de cidadão).

O MNE aconselha também aos viajantes portugueses que no dia a dia usem fotocópias autenticadas do cartão de cidadão, do passaporte com visto, deixando os originais guardados em locais seguros.

Também se podem registar junto do Registo do Viajante no site do MNE https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Caso pretenda obter mais informa, poderá visitar o site do Consulado Geral de Portugal em Luanda: http://www.cgportugalemluanda.com/