Moçambique

Shape

Localizado no Sudoeste Africano, alcançou a independência a 25 de junho de 1975. Ainda assim, pertence a Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP).

A nível económico, o elevado crescimento deve-se sobretudo aos produtos faturados pelos habitantes, produção de cana-de-açúcar, mandioca, atividades piscatórias, mineiras com a exploração de pedras preciosas e ouro, e o principal foco, o gás natural.

Com a junção da África Austral, Moçambique fortaleceu laços com a África do Sul, país este que ajudou a impulsionar a economia de Moçambique. Sendo que a maioria dos residentes tem profissões ligadas á natureza, como a pesca e a agricultura os salários mínimos destas atividades laborais são baixos, não sendo compatíveis com os gastos necessários para a sobrevivência durante o mês. Contudo para turistas provenientes de países com moeda oficial do Euro ou Dólares as férias serão bastante confortáveis economicamente visto que a valorização dessas moedas é alta no país.

Tal como Angola, Moçambique é considerado um mercado alternativo para as empresas que procuram novas oportunidades comerciais e para os profissionais que procuram novas oportunidades de emprego. São muitos os portugueses que cada vez mais visitam Moçambique, seja em trabalho, seja em turismo ou negócios.

Regime de entrada e saída em Moçambique

Os cidadãos portugueses precisam obter visto de entrada em Moçambique antecipadamente. A Sofia Machado – Serviços Consulares e Administrativos, como agência credenciada junto de, Moçambique apoia os requerentes de vistos a solicitar os seguintes vistos:

Vistos disponíveis para Moçambique:

  • Visto de Estudo
  • Visto de Negócios
  • Visto de Residência
  • Visto de Trabalho
  • Visto de Trânsito
  • Visto de Turismo
  • Visto de Visitante
Shape

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões

Em Moçambique o turismo é imenso e muito em conta para cidadãos que provenham de países da União Europeia, Americanos e até mesmo para habitantes brasileiros. Com temperaturas agradáveis durante quase todo o ano, praias paradisíacas, parques naturais e uma maravilhosa hospitalidade por parte dos habitantes, Moçambique pode e deve ser visitado durante todo o ano, não existindo nenhuma época especial.

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

  • Parque Nacional de Quirimbas
  • Ilha de Benguerra
  • Forte de São Sebastião
  • Praia Tofo
  • Ilha de Moçambique

O fuso horário de Moçambique é: GMT+2

Em Moçambique o clima é tropical húmido com temperaturas semelhantes em quase todo o território. Variam entre os 25ºC e os 30ºC. Mais a Sul atinge os 36ºC.

A língua oficial é Português, inglês é frequentemente utilizado nas regiões de maior turismo.

A moeda oficial em Moçambique é o Metical moçambicano.

Moçambique não tem sido dos países africanos mais seguros, anteriormente teve imensos conflitos entre populares, muitas das vezes afetando o centro da cidade, e por esse mesmo motivo é recomendável que passei apenas com os documentos e dinheiro necessário para que não haja nenhuma adversidade. Deve também ficar atento aos moradores de bairros problemáticos de modo a não ser apanhado em nenhum distúrbio ou atividades de vandalismo em meios de transporte.

Será apenas necessário administrar a vacina contra a malária caso provenha de zonas afetadas. Caso contrário deve apenas apresentar o boletim de vacinas atualizado.

Aconselhamos o registo da sua chegada a Moçambique junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal ou em alternativa junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Secção Consular da Embaixada em Beira

Endereço: Rua António Enes, 148/149 – 2º andar, Caixa Postal n.º 1996- Beira, Moçambique

Tel.: +(258) 233 260 66 (76) / +(258) 845944833 / +(258) 829525587 / +(258) 233 222 96

Fax: +(258) 233 246 88

Correio eletrónico: consulado.beira@mne.pt

Secção Consular da Embaixada de Moçambique em Portugal

Endereço: Rua Filipe Folque N 10J, 3º andar, Lisboa.

Tel.: 217971994

Fax: 217932720

Correio eletrónico: lisboa@embamoc.gov.mz

URL: http://www.embamoc-lisboa.gov.mz/

Aberto de 2ª feira a 6ªfeira, das 9:00h-16:00h

Câmara de Comércio e Indústria Moçambique

Endereço: Rua Artilharia Um, nº 104 – 5º Esq. – 1070-015 Lisboa

Tel.: +351 212 445 157

Correio eletrónico: geral.lisboa@ccpm.pt

Angola cuja capital é Luanda, situa-se no Sul de África, e tem como países fronteiriços a Namíbia, República Democrática do Congo, Zâmbia e Congo. Contempla todos os que por lá passam com exuberantes paisagens, praias tropicais e cidades repletas de movimento com música e pratos tipicamente africanos que não pode perder.

Angola é um país um grande território geográfico e cheio de história. Podemos encontrar locais únicos, mas apesar de tudo apenas conseguiu ter um lugar classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Estamos a falar da capital do antigo Reino Kongo, em Mbanza Kongo, um local que se reveste de um enorme relevo histórico para o povo angolano.

Capital: Luanda

Fuso Horário: WAT (UTC+1)

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

  • Luanda, capital de Angola;
  • Fortaleza de São Miguel;
  • Miradouro da Lua;
  • Ilha de Mussulo;
  • Parque Nacional do Quiçama, com safaris de modo a poder estar em contacto com animais selvagens;
  • Quedas do Ruacaná, um conjunto de cataratas na fronteira com a Namíbia;
  • Mbanza Kongo, vestígios da Capital do antigo Reino do Kongo.

Vacinas obrigatórias antes da partida: Será necessário o comprovativo do programa nacional de vacinação e também contra a febre-amarela para todos os cidadãos cuja idade seja superior a 9 meses.

É recomendado que faça um seguro de saúde devido aos grandes custos das despesas médicas. 

O clima em Angola é caracterizado por ser tropical húmido com uma temperatura média anual de 25ºC para as regiões de menos altitude, já em localidades com grandes altitudes atinge os 20ºC.

A língua oficial é portuguesa, contudo existem outras línguas usadas no país sendo estas o quicongo, quimbundo, chócue, umbundo e cuanhama.

A moeda oficial é o Kwanza, porém os principais cartões de crédito como o Visa, Mastercard, e American Express são aceites por quase todo o país. A utilização do Euro e do Dólar também está enraizada na cultura e economia angolana. É importante ter atenção a este ponto, pois devido à escassez de divisa estrangeira no país, pode beneficiar ao trocar Euros/Dólares por Kwanza em Angola.

É importante referir que os nacionais e os estrangeiros estão limitados relativamente ao montante de divisas em que a sua saída para o exterior do país é autorizada. Assim, sugerimos que consulte a informação do Banco Nacional de Angola, sobre este assunto: http://www.bna.ao/anexos/transaccoesmoedaestrangeira.pdf

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal (MNE) aconselha aos seus nacionais a efetuarem o seu registo ou inscrição consular junto dos serviços Consulares de Portugal em Luanda ou em Benguela, de forma a beneficiarem de assistência consular se necessário.

A inscrição/comunicação consular é feita presencialmente, não tendo quaisquer custos associados. Para tal apenas deve apresentar Cópia e original do passaporte e do cartão de cidadão portugueses. Segundo os serviços consulares de Portugal em Angola, grande parte dos pedidos de assistência consular estão relacionados com a perda ou extravio de documentos de viagem (passaporte) ou documentos de identificação (cartão de cidadão).

O MNE aconselha também aos viajantes portugueses que no dia a dia usem fotocópias autenticadas do cartão de cidadão, do passaporte com visto, deixando os originais guardados em locais seguros.

Também se podem registar junto do Registo do Viajante no site do MNE https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Caso pretenda obter mais informa, poderá visitar o site do Consulado Geral de Portugal em Luanda: http://www.cgportugalemluanda.com/

Embaixada de Portugal em Angola:

Horário de funcionamento: Dias úteis das 8h às 13h e das 14h30 às 17h30

Avenida de Portugal, 50, Luanda – Angola

Tel.: (+244) 222 333 443

(+244) 222 333 027

Movél: (+244) 947 998 652

Fax: (+244) 222 390 392

E-mail: luanda@mne.pt

 

Consulado-Geral de Portugal em Luanda

Horário de atendimento ao público: Dias úteis das 7h às 18h

Avenida de Portugal, 50, Luanda – Angola

Tel.: (+244) 222 372 435

Fax: (+244) 222 333 656

E-mail: cgluanda@mne.pt

Website: http://www.cgportugalemluanda.com

Emergência consular (para situações de emergência a partir das 18h e aos fins de semana)

Tel.: (+244) 924 643 030

O Consulado-Geral de Portugal em Luanda trata dos assuntos consulares relativos às províncias de Bengo, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malange, Uíge e Zaire.

Consulado Geral de Portugal em Benguela:

Endereço: Largo do Pioneiro, nº 21, Benguela C.P. 1444- Benguela,

República de Angola          

Tel.: +(244) 272 232 462

Fax: +(244) 272 231 734

Email: consulado.benguela.atendimento@gmail.com / consulado.benguela@mne.pt