Novas Regras para viajar para os Estados Unidos
Foram apresentadas novas regras para viajar para os Estados Unidos. A partir de 6 de Dezembro, todos os passageiros aéreos, independentemente do estatuto de vacinação, devem apresentar um teste COVID-19 negativo realizado 1 dia antes da viagem para o país.
Deixa-mos, aqui, mais alguma informações que considera-mos relevantes:
- Não deverá viajar internacionalmente até estar totalmente vacinado.
- Deve verificar a situação do seu destino COVID-19 e os requisitos de viagem antes de viajar, uma vez que os países podem ter os seus próprios requisitos de entrada e saída.
- Quando viajar para os Estados Unidos por via aérea, irá ser exigido que apresente um resultado negativo do teste COVID-19 ou documentação de recuperação do COVID-19 antes de embarcar no seu voo.
- É necessário usar uma máscara sobre o nariz e a boca em áreas interiores de transportes públicos (incluindo aviões) que viajem para, dentro, ou fora dos Estados Unidos e em áreas interiores de centros de transporte nos EUA (incluindo aeroportos).
Os viajantes com a vacinação completa, têm menos probabilidades de obter e disseminar a COVID-19. Contudo, as viagens internacionais representam riscos adicionais, e mesmo os viajantes totalmente vacinados, podem estar em risco acrescido de obter e possivelmente disseminar algumas variantes da COVID-19.
Não deve viajar internacionalmente sem estar totalmente vacinado. Se não estiver totalmente vacinado, há recomendações adicionais a seguir antes, durante e após a viagem
Considera-se estar totalmente vacinado:
- 2 semanas (14 dias) após a sua dose de uma vacina de dose única aceite
- 2 semanas (14 dias) após a sua segunda dose de uma série de 2 doses aceites
- 2 semanas (14 dias) após ter recebido a série completa de uma vacina COVID-19 aceite (não placebo) num ensaio clínico
- 2 semanas (14 dias) após ter recebido 2 doses de qualquer combinação de “mistura e correspondência” de vacinas COVID-19 aceites, administradas com um intervalo mínimo de 17 dias*.
Se não cumprir estes requisitos, não é considerado totalmente vacinado. Continue a tomar todas as precauções até estar com a vacinação completa.
Se tiver uma condição médica que enfraqueça o seu sistema imunitário ou estiver a tomar medicamentos que enfraqueçam o mesmo, poderá não estar totalmente protegido, mesmo que tenha a vacinação completa. Fale com o seu médico de família. Mesmo após a vacinação, poderá ter de continuar a tomar todas as precauções.
* O CDC não recomendou a utilização da série primária de vacinas COVID-19 misturadas e compatíveis. No entanto, tais estratégias são cada vez mais comuns em muitos países fora dos Estados Unidos. Por conseguinte, para efeitos de interpretação dos registos de vacinação para viagens aos Estados Unidos, o CDC aceitará combinações de vacinas COVID-19.
Antes de viajar internacionalmente, tenha em atenção em planear com antecedência, tendo em conta:
- A situação actual da COVID-19 no seu destino.
- Siga todos os requisitos dos operadores de transporte (tais como companhias aéreas, linhas de cruzeiro, autocarros), bem como quaisquer requisitos do seu destino, quer viaje por via aérea, terrestre ou marítima, incluindo o uso de máscara, prova de vacinação, testes, ou quarentena. Os requisitos podem ser diferentes dos requisitos dos EUA. Se não seguir os requisitos do seu destino, a sua entrada poderá ser negada e ser-lhe exigido que regresse aos Estados Unidos.
Recomenda-se que, se não estiver totalmente vacinado, realize um teste Covid-19 1-3 dias antes da sua viagem!
Não deve viajar se:
- Tiver sido exposto à COVID-19, a menos que tenha sido totalmente vacinado ou recuperado nos últimos 90 dias.
- Se encontrar doente.
- Testou positivo à COVID-19 e não terminou o isolamento (mesmo que esteja totalmente vacinado).
- Está à espera dos resultados de um teste COVID-19. Se o seu teste der positivo enquanto estiver no seu destino, terá de isolar e adiar o seu regresso até que seja seguro terminar o seu isolamento. Os seus companheiros de viagem poderão precisar de realizar quarentena.
Durante a sua viagem é obrigatório:
- A utilização de máscara sobre o nariz e a boca nas áreas interiores dos transportes públicos (incluindo em aviões, autocarros, comboios, e outras formas de transporte público) que viajam para, dentro, ou fora dos Estados Unidos e dentro dos centros de transporte dos Estados Unidos (incluindo aeroportos e estações). Os viajantes não são obrigados a usar máscara nas áreas exteriores de um transporte (como nas áreas de convés aberto de um ferry ou no convés superior descoberto de um autocarro).
É recomendado que:
- Siga todas as recomendações e requisitos do seu destino, incluindo o uso de uma máscara e ter em consideração à distancia de segurança de 2 metros de qualquer pessoa que não tenha viajado consigo.
- Lave as suas mãos frequentemente com água e sabão ou use higienizador de mãos com pelo menos 60% de álcool.
Ao viajara para os Estados Unidos, Estão proibidos de entrar, com exceções especificas, os não cidadãos que tenham estado em certos países nos últimos 14 dias. Estes não podem entrar como imigrantes nem como não-imigrantes. Os países em questão são:
- Botsuana
- Eswatini
- Lesotho
- Malawi
- Moçambique
- Namíbia
- África do Sul
- Zimbabué
Para todos os viajantes, é necessário que, antes de embarcar num voo para os Estados Unidos, apresentem um resultado negativo do teste COVID-19 realizado 1 dia antes da viagem. Há também uma opção para pessoas que apresentem documentos que comprovem a recuperação da COVID-19 nos últimos 90 dias. Crianças com menos de 2 anos de idade não precisam de fazer o teste.
Será também necessário fornecer informações de contacto às companhias aéreas antes de embarcar para os Estados Unidos. Isto reforça um processo de viagem já em curso para identificar e contactar rapidamente pessoas nos EUA que possam ter sido expostas a uma doença transmissível, tal como a COVID-19. O acesso às informações de contacto dos viajantes permitirá aos departamentos de saúde federais, estaduais e locais do país e às agências partilhar as informações sanitárias e de saúde pública adequadas, necessárias para ajudar a manter o público em segurança.
Após a sua chegada aos Estados Unidos tem que ter em conta que poderá ter sido exposto à COVID-19 nas suas viagens, quer tenha viajado por via aérea, terrestre ou marítima. Pode sentir-se bem e não ter quaisquer sintomas, mas ainda pode estar infetado e espalhar o vírus a outros. Por este motivo, o CDC recomenda que:
- Seja testado 3-5 dias após a viagem.
- Encontre um local de teste COVID-19 dos EUA perto de si.
- Esteja atento a sintomas da COVID-19, isolar-se e fazer o teste se desenvolver sintomas.
- Seguir todas as recomendações ou requisitos estatais e locais após a viagem.
Caso não tenha a vacinação completa, em adição ao teste, recomenda-se que:
- Fique em casa a fazer quarentena durante 7 dias completos após a viagem, mesmo que o teste seja negativo aos 3-5 dias.
- Se não for testado, permaneça em casa em quarentena durante 10 dias após a viagem.
Se tiver um teste COVID-19 positivo, deve isolar-se completamente de forma a proteger os outros.
Caso tenha recuperado recentemente da COVID-19 nos últimos 90 dias (independentemente do estado de vacinação), não é necessário realizar um teste 3-5 dias após a viagem. As pessoas podem continuar a fazer um teste positivo até 90 dias após o diagnóstico e não transmitirem para outras pessoas. Também não necessita de realizar quarentena após a viagem. Se desenvolver sintomas de COVID-19 após a viagem, isole-se e consulte um prestador de cuidados de saúde para recomendações de testes.
Caso tenha alguma dúvida sobre as novas regras para viajar para os EUA, queira adquirir o seu visto para os EUA ou queira esclarecer a documentação necessária para o obter, não hesite em contactar-nos!