Subscrever Mailing List! - +
Login / Conta en facebook linkdin linkdin

Voltar

Portugal e Moçambique analisam agilização de vistos


Os líderes parlamentares do PSD (Luís Montenegro) e da Frelimo (Margarida Talapa), partidos maíoritários de Portugal e Moçambique, discutiram no passado dia 26 de Maio em Maputo a possibilidade do processo de obtenção de vistos ser agilizado num futuro próximo.


"Há uma predisposição de, nos nossos grupos parlamentares, na nossa margem de ação legislativa e também de persuasão dos nossos governos, convergirmos para tornar as regras mais rápidas e menos burocráticas", referiu o líder da bancado do PSD, Luís Montenegro aos jornalistas.

O social-democrata referiu-se à possibilidade de existir facilitação de vistos para casos específicos, como participação em reuniões empresariais e conferências relevantes, para que os cidadãos de ambos os países não sejam prejudicados pela complexidade e morosidade existente na obtenção de vistos.

"Esta questão não é apenas dos portugueses, nós também sentimos a mesma coisa", disse por seu lado Margarida Talapa, que descreveu Moçambique como "um país aberto" e que pretende alcançar a facilitação de vistos com vários estados, incluindo Portugal, embora o assunto não seja uma responsabilidade parlamentar.

Esta já não é a primeira vez que os dois países discutem essa possibilidade, pois em 2014 foi discutido um acordo de facilitação de vistos para várias categorias de cidadãos como empresários, desportistas, à semelhança do que acontence com Angola.


In Jornal Económico