Apostila

Apostilamento

A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos realiza o apostilamento de documentos junto da Procuradoria Geral da República em Portugal – PGR (órgão responsável em Portugal por essa certificação).

Apostila

Convenção de Haia

Convenção relativa à supressão da exigência da legalização dos atos públicos estrangeiros, popularmente conhecida como apostila da Convenção da Haia, é um acordo estabelecido entre diversos países que permitiu ter a validação de determinado documento de forma standard e célere. Este reconhecimento de um documento oficial de determinado país tem o nome de Apostila. Assim, para os nacionais ou destinatários dos países aderentes deixou de ser necessário o reconhecimento de documentos junto dos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos países de origem e validação junto dos serviços Consulares dos países de destino.

Desta forma, se o destino de um determinado documento, for um país aderente à Convenção de Haia, para que ele produza validade, deve ter a sua autenticidade certificada através do reconhecimento da assinatura do signatário que o emitiu. É através da apostila que se realiza essa certificação. Antes de realizar a apostila do documento, é necessário certificar-se que o documento se encontra na língua oficial do país de destino. Caso o país de destino tenha como língua oficial outra que não o português, o documento deve ser traduzido. Se esse for o caso, não se preocupe que nós tratamos da tradução do mesmo.