Paqusitão
Pretende viajar para o Paquistão? Não se preocupe! A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos conta com uma equipa especializada que facilita a obtenção do visto para o Paquistão!
O Paquistão é um país com uma grande extensão geográfica, possuindo uma beleza natural bastante diversificada ao longo do seu território. A História do Paquistão regista um acumular de culturas desde os tempos antigos, existindo, inclusive, restos de civilizações que se encontram entre as primeiras conhecidas no Mundo.
Os paquistaneses são orgulhosos da sua cultura, monumentos, variedade de línguas, gastronomia (que, nalguns casos, se pode revelar extremamente picante), trajes regionais e tradicionais que revelam uma grande beleza num país conhecido pela qualidade dos seus tecidos, artesanato e folclore.
Neste momento, ultrapassado um período de especial violência, o país pretende reaparecer como destino turístico, inclusive no que respeita à prática de desportos como o golfe ou ski, a condições de preço muito razoáveis e, principalmente, o montanhismo e os passeios pedestres em zonas naturais.
Pretende tirar partido de todas as oportunidades que o Paquistão oferece? Não se preocupe? Contacte-nos, nós tratamos de todas as burocracias e facilitamos todo o processo para a obtenção do visto para o Paquistão.
Não hesite em contactar-nos em caso de dúvidas!
Regime de entrada e saída no Paquistão
É necessário visto para entrada no Paquistão, cujo tipo dependerá das caraterísticas da sua viagem.
A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos, ajuda os requerentes de visto para o Paquistão, a obter os seguintes tipos de Visto:
- Visto de Negócios
- Evisa para Paquistão
Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões
As deslocações fora dos centros urbanos devem-se evitar, principalmente as que tenham lugar à noite, nomeadamente por via rodoviária. Estas deverão ser organizadas por uma agência de viagens que garanta todas as condições de segurança (escolta, eventualmente policial, permanente, etc.).
Existem zonas do Paquistão que se podem considerar especialmente perigosas, como as do «Khyber Pass», a Província do Baluquistão, ou as fronteiras com o Afeganistão/Irão/Índia, longe dos postos fronteiriços vigiados. Terá de se ter em atenção que, muitas vezes, as populações locais não compreendem Inglês. Nos centros urbanos, as deslocações deverão ser acompanhadas por locais, ou mesmo, vigiadas por Forças de Segurança, públicas ou privadas.
Durante a estadia, deverá manter-se a par das condições de segurança locais, informando-se junto do sítio de alojamento/esquadras da polícia sobre normas aconselhadas para saída das instalações. Idealmente, as Autoridades paquistanesas e a Embaixada de Portugal em Islamabad deverão ser informadas sobre deslocações prolongadas ou a zonas mais isoladas, sendo que terá de ser pedida autorização prévia dos Departamentos paquistaneses competentes para visitar determinadas regiões (o que, igualmente, permite impedir a possibilidade de deslocações em situação de perigo).
Deve também ter em conta que:
• Em Islamabad e outros centros urbanos, devem evitar-se idas e permanência em locais onde decorram manifestações públicas ou se verifiquem grandes ajuntamentos de pessoas suscetíveis de originar tumultos. A assistência a espetáculos em recintos fechados só deverá ter lugar em locais onde se verifique existir um controlo rigoroso no acesso (o que poderá não ser o caso de salas de cinema em centros comerciais, por exemplo).
• Os turistas, nomeadamente montanhistas que pretendam deslocar-se ao Norte do Paquistão, para além de se informarem sobre as condições de segurança junto das Autoridades ou entidade organizadora da viagem, deverão imediatamente contatar a polícia caso se sintam em risco. Nas regiões do Norte do país, será o caso da “célula de proteção a estrangeiros”, mais próxima, da seguinte lista fornecida pelo Governo do Paquistão, que deverá estar sempre à mão:
«Tourist Assistance Helpline at Central Police Office: 0581115 ou 05811930345;
«Tourist Assistance Helpline of District Police Gilgit: 05811930033;
«Tourist Assistance Helpline of District Hunza-Nagar»: 0581315 ou 05813930722;
«Tourist Assistance Helpline of District Diamer: 05812930037;
«Tourist Assistance Helpline of District Skardu»: 05815930132;
«Tourist Assistance Hepline of District Astore»: 05817930420;
«Tourist Assistance Helpline of District Ghanche»: 05816930171;
• As cidades de Peshawar, na Província do Khyber Pakhtunkhwa, Quetta, na Província do Baluquistão e a área montanhosa do Indu Kush localizam-se em zona sísmica, existindo, assim, o risco de terramotos, ocasionalmente de grande escala.
As monções ocorrem geralmente em julho e agosto, quando são atingidas temperaturas muito altas, nomeadamente nas zonas meridionais do país.
O clima mais agradável ocorre entre março e maio, mesmo com chuvas ocasionais.
De novembro a fevereiro, as temperaturas podem atingir 15 a 17 graus de dia e valores negativos à noite. Naturalmente, as temperaturas e o clima variam, como atrás referido, com as coordenadas do local, verificando-se, mesmo, quedas de neve nas regiões setentrionais.
De todas as formas, atendendo ao tipo de construção das casas (que não hotéis de qualidade) o frio faz-se muito sentir no período de inverno, sendo aconselhável roupa adequada.
Urdu e Inglês e as diversas línguas locais que são inúmeras. Pode acontecer que, mesmo o Urdu, não seja falado nalgumas zonas, devendo os turistas assegurar a companhia de um intérprete adequado.
A moeda local é a Rupia.
As instituições bancárias paquistanesas estão abertas ao público durante o horário normal de expediente (9h-17h), sendo às sextas-feiras observado o período de oração durante a hora de almoço.
As casas de crédito acreditadas têm um horário mais flexível, podendo estar acessíveis ao fim-de-semana. Contudo, convém confirmar, por telefone, ou junto do hotel ou do sítio de hospedagem, os referidos horários, com vista a evitar deslocações inúteis. As taxas de câmbio estão sempre publicitadas nesses locais, podendo a taxa do dia ser consultada nos principais jornais de Língua Inglesa.
Os cartões de crédito internacionais são aceites nos grandes centros urbanos, nos bons hotéis, lojas de turismo e restaurantes. Podem ser encontradas, também, instalações de ATM (verificar a taxa de comissão cobrada). Contudo, não sendo em locais muito especiais, mostram-se preferíveis pagamentos em moeda, com vista a obviar casos de clonagem de cartões.
Convém aconselhar-se – eventualmente com o guia ou no local de alojamento – sobre os preços praticados em mercados de rua ou lojas de produtos locais. De todas as formas, exceto em hotéis ou centros comerciais, os preços podem ser, sempre, negociados.
Sim, os portugueses residentes no Paquistão podem realizar a sua inscrição na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Islamabad.
A inscrição só poderá ser realizada mediante a apresentação de um documento de identificação válido (B.I. ou Cartão de Cidadão).
No ato da inscrição o cidadão nacional a inscrever deverá estar presente, com exceção dos menores de 10 anos, os quais podem ser inscritos a pedido dos seus legais representantes, que têm que estar presentes, desde que sejam produzidas provas suficientes de que os menores se encontram na área de jurisdição do posto consular português.
O registo consular é comprovado por um certificado de inscrição que é entregue ao utente no ato da mesma e tem a validade de 5 anos.
A inscrição consular só pode ser feita se o interessado for de nacionalidade portuguesa.
Documentos a apresentar:
Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão ou Passaporte válido
2 fotografias tipo passe, atualizadas e a cores;
Cédula pessoal, certidão de nascimento válida ou certificado de nacionalidade, emitidos pelos serviços competentes portugueses, para os menores de 10 anos que não possuam Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão.
Para fazer a sua inscrição consular deverá enviar email para sconsular.islamabad@mne.pt, e posteriormente será contactado para agendamento.
Embaixada de Portugal em Islamabad:
Telefone: +92 (0) 518 44 7042
(horário de atendimento das 9 ás 17 horas locais durante os dias de semana);
Emergência: +92 (0) 3008504619;
email: islamabad@mne.pt;
sítio eletrónico: www.embaixadaportugal.mne.pt/pt/a-embaixada/notícias.
Endereços das representações diplomáticas e consulares portuguesas:
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/.
Representações diplomáticas e consulares em Portugal: