Rússia

Visto para a Rússia

A Rússia é o 9º país com maior dimensão territorial do mundo e também um dos mais populosos, com mais de 140 milhões de habitantes e uma extensão de 17.075.400 km. Devido a toda a dimensão territorial, a Rússia apresenta 11 fusos horários e temperaturas muitos díspares ao longo das regiões. Ocupa dois continentes o da Europa e Ásia, e por esse mesmo motivo os países fronteiriços são imensos fazendo parte a Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Bielorrússia, Lituânia, Polónia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia, Coreia do Norte, Estados Unidos da América, Alasca, Suécia e por fim Japão.

A nível económico encontra-se em 12º lugar no PIB nominal e é considerada a 9º maior potência do mundo, com atividades económicas que se baseiam na exploração e exportação de petróleo, gás natural, instrumentos médicos e científicos entre uma vasta gama de produtos químicos. O país pertence aos chamados BRIC, um grupo de países em vias de desenvolvimento com um potencial de crescimento e enorme, sendo por isso um ponto obrigatório para o investimento das empresas portuguesas e também para profissionais portugueses que procuram novas oportunidades.

O custo de vida na Rússia é normal em comparação com os restantes países da Europa, contudo o Euro sobrepõe-se ao Rublo, o que para nacionais destes países é muito em conta conhecer e desfrutar da Rússia, uma reserva para três num restaurante na capital ronda os 2.000Rublos que convertido não ultrapassa os 23,00€.

Obter o seu visto para a rússia nunca foi tão fácil!

Regime de entrada e saída em Rússia

Os cidadãos portugueses precisam obter visto de entrada para a Rússia antecipadamente. A Sofia Machado – Serviços Consulares e Administrativos, como agência credenciada junto da Rússia, apoia os requerentes de vistos a solicitar os seguintes vistos

Vistos disponíveis:

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões sobre o visto para a Rússia

A Rússia é o país com uma enorme extensão, aliás é o maior país do mundo com 145 milhões de habitantes. Algumas das fronteiras terrestres são a Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polónia, Bielorrússia, Ucrânia e já as fronteiras marítimas conta com o Japão e os Estados Unidos da América.

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

  • Museu Hemiritage, situado em São Petersburgo e é dos maiores museus de arte do mundo;
  • Kremelin de Moscovo, complexo fortificado no centro da cidade de Moscovo;
  • Catedral de São Basílio;
  • Catedral de Sangue derramado;
  • Palácio de Inverno;

A Rússia apresenta diferentes fusos horários:

Krai de Kamtchatka, Rússia (GMT+12)

Magadan (GMT+11)

Sacalina (GMT+11)

Vladivostok (GMT+10)

Yakutsk (GMT+9)

Irkutsk (GMT+8)

Novosibirsk (GMT+7)

Samara (GMT+4)

Kaliningrado (GMT+2)

A Rússia possui uma grande extensão territorial, contudo as temperaturas são conhecidas por serem muito baixas e chegam mesmo a atingir graus negativos nos meses de inverno já nos meses de verão as temperaturas rondam os 16ºC de média com períodos de muita chuva.

A língua oficial da Rússia é russa, contudo o inglês é regularmente utilizado.

A moeda oficial da Rússia é rublo russo, porém os principais cartões de crédito como o Visa, Mastercard, e American Express são aceites em todo o território.

Na Rússia existe um grande controlo por parte das autoridades policiais nas ruas, transportes, centros comercias entre outros lugares de grande movimento, contudo é fundamental que se mantenha atento enquanto caminha pelas cidades, sobretudo nos transportes públicos. Deve conter sempre os seus documentos básicos de identificação caso seja solicitado pelas devidas entidades e evitar aglomerações e se possível andar com as fotocópias e deixar os originais n cofre da acomodação.

Não é aconselhável circular perto da fronteira com a Ucrânia devido á instabilidade do país, nem associar-se a manifestações politicas.

Para viajar para a Rússia, apenas será necessário apresentar o boletim de vacinas atualizado.

Aconselhamos o registo da sua chegada à Rússia junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal ou em alternativa junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Secção Consular da Embaixada em Moscovo

Endereço: Botanitchesky Per. 1, 129010 Moscovo- Rússia

Tel.: +(7495) 9813414 /+7 (495) 9813410 / +7 965 348 13 28

Correio eletrónico: sconsular.moscovo@mne.pt

URL: https://www.moscovo.embaixadaportugal.mne.pt/pt/seccao-consular/informacao-geral

Secção Consular da Embaixada da Rússia em Portugal:

Endereço: Av. das Descobertas, n.º 4, 1400-092 Lisboa

Tel.: (+351) 213-011-606

Correio eletrónico: consul@embrussia.ru

URL: http://www.consul.embrussia.ru/pt/

Câmara de Comércio e Indústria da Rússia:

Endereço: Avenida 25 de Abril, “Galeria O Navegador”, 32B. 2750-515 Cascais, Portugal

Tel.: (351) 21 482 33 95 / (351) 91 259 64 00

Correio eletrónico: zolkin.ccr@mail.ru

URL: https://ccirp.pt/