Visto de trabalho para Moçambique

Vai trabalhar para Moçambique e precisa solicitar o visto de trabalho? Sim, nós sabemos que é um processo burocrático e moroso, mas não que ser uma dor de cabeça.

Para que tudo isto seja exequível é necessário tratar de um visto de trabalho para Moçambique em Portugal. São muitas as empresas e particulares que procuram empresas como a nossa, credível e de confiança para os apoiar em toda a tramitação de vistos de trabalho. A nossa empresa Sofia Machado – Serviços Consulares e Administrativos conta com uma equipa especialista, dedicada e extremamente profissional para o ajudar a obter os vistos junto do Consulado de Moçambique em Lisboa.

Moçambique é um dos países do continente africano mais privilegiado no setor turístico, com uma economia em constante expansão. Tal como Angola, Moçambique é considerado um mercado alternativo para empresas que procuram novas oportunidades comerciais e para jovens empreendedores que buscam por melhor qualidade de vida com a criação do próprio emprego.

São muitos os cidadãos portugueses que cada vez mais visitam Moçambique em turismo, trabalho ou negócios.

Em Maputo contamos com parceiros de confiança para apoiar todos os nossos clientes que tencionem solicitar a permissão de trabalho junto da Direção de Trabalho, para a constituição de empresas, prestação de serviços de contabilidades, entre outros.

Não perca tempo com burocracias, consulte-nos já. Teremos todo o gosto em ajudar a clarificar todas as dúvidas que podem vir a surgir.

icon About

Contacte-nos agora para terminar com o tempo perdido nas filas de espera do consulado de Moçambique, a Sofia Machado - Serviços Consulares e Administrativos espera por si para tratar do seu pedido de visto de trabalho para Moçambique

Shape

FAQs

Sim, é obrigatório adquirir um visto de trabalho para Moçambique que deve ser solicitado junto do Consulado Geral de Moçambique sediado em Lisboa ou no Porto.

Não será necessário obter visto de trabalho para Moçambique, pode obter um visto de negócios  e assim entrar em território moçambicano para realizar a assistência técnica.

O processo de visto de trabalho para Moçambique inicia com o reconhecimento dos documentos do requerente junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Embaixada de Moçambique, sendo enviados de seguida Moçambique, para a empresa moçambicana poder solicitar a permissão de trabalho para trabalhador estrangeiro. Após a emissão da permissão de trabalho, a empresa envia a permissão original para Portugal, de forma a permitir ao requerente a solicitação do visto de trabalho.

O visto de trabalho para Moçambique permite ao requerente exercer uma atividade profissional remunerada junto de uma empresa sediada em Moçambique.

Pode iniciar o processo de visto de trabalho para Moçambique à distância em conjunto com a agência de vistos Sofia Machado, mas no dia da entrada do visto, tem de acompanhar o nosso colaborador ao Consulado (Não se preocupe, ao utilizar os nossos serviços irá estar pouco tempo no Consulado).

A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos oferece um serviço completo pata a obtenção de visto de trabalho para Moçambique, com obtenção dos documentos pessoais do requerente (registo criminal, agendamento consulta para obtenção de atestado médico, reconhecimentos notariais, obtenção de certificado de habilitações literárias, elaboração de CV, traduções), certificação de documentos junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Consulado de Moçambique. Apoio no pedido da permissão de trabalho junto do Ministério do Trabalho em Moçambique, preparação completa do processo e acompanhamento do requerente no dia da recolha dos dados biométricos junto do Consulado de Moçambique.

Deve recorrer e confiar nos serviços da Sofia Machado Serviços Consulares  para o tratamento do seu visto de trabalho para Moçambique, porque para além de ser uma agência de vistos especialista neste tipo de processos, é credenciada junto dos Consulados de Moçambique em Lisboa e Porto, possuindo contatos privilegiados. Garante também que o pedido de visto de trabalho para Moçambique é submetido sem incorreções.

Não, não precisa. Após a sua chegada ao Consulado de Moçambique nós apresentamos o requerente aos colaboradores do Consulado (de forma a estes se certificarem que o requerente se encontra em Portugal). Após essa apresentação o requerente do visto pode ir-se embora. O colaborador da Sofia Machado Serviços Consulares tratará de tudo por si.

As etapas para a solicitação do visto de trabalho para Moçambique são:

  • Receção dos documentos
  • Reconhecimento dos documentos no MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros)
  • Reconhecimento dos documentos no Consulado
  • Pedido de permissão de trabalho no Ministério do Trabalho em Moçambique
  • Quais os documentos para pedir o visto de trabalho para Moçambique?

    Pedido do visto de trabalho em Moçambique

Para solicitar o visto de trabalho para Moçambique, precisa apresentar os seguintes documentos:

Requerente:

  • Passaporte
  • 2 Fotografias
  • Registo criminal
  • Atestado médico
  • Certificado de habilitações
  • Bilhete de viagem

Empresa:

  • Carta de chamada + Documento de identificação de quem assina
  • Permissão de trabalho + Contrato de trabalho (original)
  • Declaração de não dívida à SS e ao Estado/Finanças

Pode obter aqui o formulário do visto de trabalho para Moçambique.

Não, para solicitar o visto de trabalho para Moçambique, apenas é obrigatório apresentar o passaporte original, fotografias, registo criminal e permissão de trabalho. Os restantes documentos podem ser cópias.

Para o pedido de visto de trabalho para Moçambique, o passaporte deve estar válido por um período mínimo de 12 meses.

Sim, durante a análise ao pedido de visto de trabalho para Moçambique, o seu passaporte fica retido nos serviços consulares do Consulado de Moçambique para que possam estampar a vinheta do visto de trabalho no passaporte.

O pedido de permissão de trabalho é uma autorização que é solicitada ao Ministério do Trabalho com o propósito de cidadãos estrangeiros poderem colaborar com empresas do país.

Sim, terá de pagar sempre uma nova taxa consular do visto de trabalho.

Apesar de a Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos ter uma alta taxa de sucesso na obtenção de vistos, não consegue garantir com 100% de exatidão a emissão visto de trabalho para Moçambique. Essa decisão é sempre dos serviços de migração. Por esse motivo, a Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos irá cobrar 50% da taxa de serviços inicial por cada nova submissão.

Sim, para solicitar o visto de trabalho para Moçambique os documentos de língua estrangeira, precisam ser traduzidos. A Sofia Machado conta com o apoio de tradutores certificados que realizam traduções simples ou técnicas.

O registo criminal para o processo de visto de trabalho para Moçambique pode ser requerido pelo cliente, caso não consiga pode contar com os serviços Sofia Machado e serviços administrativos para ajudar em tudo o que precisar.

O visto de trabalho para Angola tem os seguintes custos:

  • Taxas consulares do visto: 330,00€ (Normal)
  • Reconhecimento registo criminal: 20€ (Normal)

O visto de trabalho para Moçambique demora 10 dias úteis a ser emitido.

Não. Os Consulados de Moçambique em Lisboa e Porto não permitem o pagamento de taxa de urgência para obter o visto de trabalho de forma mais rápida.

O visto de trabalho para Moçambique é válido por 60 dias. Deve ser utilizado até 30 dias após ser emitido e permite múltiplas entradas no país.

O visto é emitido apenas por 60 dias, porque o requerente assim que chega a Moçambique deve solicitar o visto de trabalho definitivo, válido por 12 meses.

Quando chegar a Moçambique com visto de trabalho, deve dirigir-se à Direção de Migração para solicitar o visto final.

O visto de trabalho emitido pelo Consulado de Moçambique de Lisboa ou Porto tem uma validade de 60 dias, o que permite ao requerente solicitar o visto definitivo com tranquilidade.

Outrora o visto de trabalho só podia ser renovado 2 vezes, perfazendo 3 anos. Com a LEI N.º 13/19, DE 23 DE MAIO o visto de trabalho para Moçambique passa a poder renovável até termo do contrato de trabalho.

Os documentos para o visto de trabalho para Moçambique são reconhecidos entre 24H  e 10 dias úteis., tudo depende da taxa a pagar.

O visto de trabalho permite que realize atividades remuneradas em Moçambique, já o de negócios apenas autoriza a realização de reuniões e prestação de serviços de consultoria ou assistência técnica até 30 dias.

O pedido de visto de trabalho para Moçambique é decidido pela Direção da Migração.

O visto de trabalho para Moçambique pode ser recusado no caso de o requerente não apresentar os documentos necessários ou a Direção de Migração de Moçambique decidir que não se encontram reunidas condições para a sua aprovação.

Quando o visto de trabalho para Moçambique é recusado o pagamento dos emolumentos consulares pela emissão de vistos não é devolvido.

Pode sim. No entanto, nós aconselhamos a juntar nova documentação de forma a reforçar o seu pedido de visto de trabalho para Moçambique.