República Popular da China

Visto para a China

A China é a segunda maior potência mundial, a seguir aos Estados Unidos da América, que se encontra em 1º lugar com um PIB superior. Exportam derivados produtos como tecidos para a fabricação, diversos materiais tecnológicos e telecomunicações, bem como a famosa Huawei e mais recente Xiaomi.

Portugal e a China têm uma relação bilateral empresarial com mais de 400 anos! Macau foi o primeiro entreposto português de comércio na Ásia e, também, a última colónia europeia existente no continente asiático. Os governos de ambos os países já celebraram diversos acordos com o intuito de intensificar o investimento mútuo. A China pertence aos chamados BRIC (Brasil, Rússia, China e Índia), um grupo de países em vias de desenvolvimento com um potencial de crescimento enorme sendo, por isso, um ponto obrigatório de investimento para as empresas portuguesas. E, claro, para profissionais portugueses que procuram novas oportunidades!

Tendo em conta estas oportunidades, necessita de um visto para a ChinaNão perca tempo com burocracias, consulte-nos já. Teremos todo o gosto em ajudar a clarificar todas as suas dúvidas e trataremos do seu visto, independentemente do tipo.

Obter o seu visto para a china nunca foi tão fácil!

Regime de entrada e saída na China

Os cidadãos portugueses precisam obter visto de entrada na China antecipadamente. A Sofia Machado – Serviços Consulares e Administrativos, como agência credenciada junto da China, apoia os requerentes de vistos a solicitar os seguintes vistos:

De modo a que a entrada no país não seja interdita em Hong Kong ou Macau é estritamente necessário que detenha um passaporte válido num período mínimo de 6 meses.

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões sobre o visto para a China

A República Popular da China, ou China como é maioritariamente conhecida, situa-se no Continente Asiático a capital é Pequim e conta com mais de 1 bilião de residentes. É o país com mais habitantes de todo o continente.

Conhecida pelas enormes cidades frenéticas a China é dos países com mais atrações turísticas por deter inúmero monumentos famosos mundialmente e classificados como Património mundial da UNESCO.

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

  • Grande muralha da China
  • Cidade antiga de Lijang
  • Cidade proibida
  • Exército de terracota
  • Templo do céu
  • Praça da paz Celestial

A China tem o seguinte fuso horário: GMT+8

A China apresenta um clima bastante diferenciado:

Pequim:

Em Pequim as temperaturas oscilam bastante consoante as estações do ano. No verão apresenta temperaturas de 30ºC, é muito quente e húmido, já no inverno em algumas regiões do Norte da China é possível chegar aos -30ºC.

Hong Kong:

Em Hong Kong, o clima é exatamente igual que em Macau. Verões muito rigorosos com temperaturas de 30ºC e invernos mais fresco com uma média de 15ºC.

Macau:

Macau apresenta um clima quente e húmido com temperaturas médias durante o verão de 30ºC. No inverno descem cerca de 15ºC, já nas restantes apresenta temperaturas amenas com 20ºC de média.

Pequim:

A língua oficial da China é mandarim, porém existem variados dialetos.

Hong Kong:

Chinês e Inglês são as línguas oficiais em Hong Kong.

Macau:

Em Macau português e inglês são as línguas oficiais, contudo cantonês é o dialeto mais utilizado pelos locais.

Pequim:

A moeda oficial é Renminbi.

Hong Kong:

A moeda oficial é o Dólar de Hong Kong.

Macau:

A moeda oficial é Pataca.

Pequim:

Num todo a China é considerado um país seguro, porém é fundamental que se mantenha atento aos furtos ou a informações que possam ser dadas por locais, muitas dessas abordagens podem incitar a burlas. Pede-se especial atenção em zonas de maior turismo.

É aconselhável que ande pelas cidades apenas com o dinheiro necessário para o passeio e outras atividades. Os documentos devem ser apenas os fundamentais de identificação caso seja abordado por alguma entidade policial.

Hong Kong:

É recomendável que passei apenas com os documentos e dinheiro necessário para que não haja nenhuma adversidade. Deve também ficar atento aos moradores de bairros problemáticos de modo a não ser apanhado em nenhum distúrbio ou atividades de vandalismo em meios de transporte.

Macau:

Macau é das cidades mais seguras no território chinês. Deve ter apenas atenção aos seus pertences.

Para a China não será necessário a administração de nenhuma vacina.

Aconselhamos o registo da sua chegada á China junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal ou em alternativa junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Pequim

Endereço: San Li Tun Dong Wu Jie, nº.8- 100600 Beijing P.R. China

Tel.:  +(8610) 65 32 34 97

Fax: +(8610) 65 32 02 84

Correio eletrónico: pequim@mne.pt

URL: https://www.pequim.embaixadaportugal.mne.pt/

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Macau

Endereço: Rua Pedro Nolasco da Silva, Nº 45, R/C- Macau

Tel.:  +(853) 2835 6660 / 61 / 62

Fax:  +(853) 2835 6658

Correio eletrónico: macau@mne.pt

URL: http://www.cgportugal.org/

Secção Consular da Embaixada de Portugal em Hong Kong

Endereço: Room B, 25/F YARDLEY COMMERCIAL BUILDING, 3 Connaught Road West Sheung Wan- Hong Kong

Tel.:   (008 52) 2587 71 82

Fax:  (008 52) 2587 7331

Correio eletrónico: info@hkportugalcon.org

Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa

Endereço: Av. Da Liberdade, 227, 3º 1250-142, Lisboa

Tel.:  +351) 21 793 42 84 / (+351) 21 829 70 62

Fax:  (+351) 21 793 43 16

Correio eletrónico: geral@ccilc.pt