Cazaquistão

Shape

O Cazaquistão é um dos maiores países do mundo (em território) localizado maioritariamente na Ásia Central e ocupando uma pequena parte da Europa o que o torna num país transcontinental. É um país que pertenceu à antiga União Soviética, e tem assistido a um grande crescimento económico em resultado da sua riqueza em petróleo, gás natural e urânio. Por esse motivo tem assistido a um crescente interesse por parte de investidores e empresários estrangeiros. Ao nível do turismo é também um país que cativa cada vez mais turistas estrangeiros, pois encontram um país com duas identidades distintas, uma parte do país é altamente desenvolvida, como a capital Nur-Sultan (antiga Astana) que mais parece uma metrópole da Califórnia ou da Europa e uma outra altamente rural, sendo muito atraente para os turistas estrangeiros, que procuram este lado mais tradicional.

Capital: Nur-Sultan (antiga Astana)

Regime de entrada e saída no Cazaquistão

Para entrar em Cazaquistão , os cidadãos europeus estão isentos de visto para fins de negócios ou turismo até 90 dias. Para períodos superiores ou pertencentes a nacionalidades não isentas devem solicitar visto junto da Embaixada do Cazaquistão.

 Para entrar no Cazaquistão, existem os seguintes tipos de vistos:

  • Visto de Negócios
  • Visto de Turismo
  • Visto de Visita Particular
Shape

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões

A capital do Cazaquistão, Nur-Sultan tem cerca de 1,1 milhões de habitantes situando-se no centro do país, apesar de ter uma população elevada, não é esta a maior cidade do país. A maior cidade do país é Almaty, que tem cerca de 1,9 milhões de habitantes. Um dado curioso sobre o Cazaquistão é que construiu a sua capital quase de raiz, à semelhança do que aconteceu no Brasil com Brasília. Esta construção teve  início em 1997, hoje a capital Nur-Sultan pode ser facilmente confundida com Brasília ou o Dubai.

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

“Falar sobre os locais mais visitados de cada país”

O fuso horário do Cazaquistão é: GMT+6

O Cazaquistão apresenta um clima continental, usufruindo de verões quentes e a ter de suportar invernos muito frios com temperaturas negativas que podem chegar aos -30º entre  outubro e abril.

A língua oficial no Cazaquistão é o cazaque e o russo. O inglês é pouco falado, apesar de se assistir a um desenvolvimento crescente nesta língua.

A moeda oficial do Cazaquistão é a tenge.

Aconselhamos o registo da sua chegada ao Cazquistão junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal ou em alternativa junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Embaixada de Portugal no Cazaquistão

Endereço: 6. Saryarka Street, Business Center Arman, 10th floor

010000 Nur-Sultan

Telef: +7 717 276 8302

Telef. Emergência: +7 775 786 7682

 

Embaixada do Cazaquistão em Portugal:

Endereço: Rua Pêro da Covilhã, nº20

1400-297 Lisboa

Tel. +351 211 621 690 / +351 211 621 691

Correio eletrónico: consul.lisbon@mfa.kz

URL: https://www.gov.kz/memleket/entities/mfa-lisbon