Índia

Shape

Os níveis de desenvolvimento alcançados nos últimos 10 anos, permitiu à Índia a uma maior participação no comércio internacional, sendo hoje considerada uma das economias emergentes na Ásia. Aliás a Índia pertence aos chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), um grupo de países em vias de desenvolvimento com um potencial crescimento e enorme sendo por isso um ponto obrigatório para o investimento das empresas portuguesas e também para profissionais portugueses que procuram novas oportunidades.

Para muitos a Índia é um destino de sonho, e na verdade é mesmo das cidades com mais atrações turísticas a nível cultural e da natureza, sobretudo porque para viajantes cuja moeda oficial é o Euro ou até mesmo os dólares o custo de vista é muito baixo, é possível desfrutar de um almoço na Índia por menos de 2€ e visitar o emblemático monumento de Taj Mahal por menos de 15,00€, mas o que para um turista é demasiado barato, para os residentes a situação não é assim tão simples, visto que o salário mínimo é muito reduzido.

Dos melhores e mais cobiçados roteiros que a India tem para oferecer, é o triângulo dourado, pode conhecer-se em menos de uma semana e reúne os maiores pontos de interesse de todo este país asiático.

Regime de entrada e saída na Índia

Os cidadãos portugueses precisam obter visto de entrada na índia antecipadamente. A Sofia Machado – Serviços Consulares e Administrativos, como agência credenciada junto da Índia, apoia os requerentes de vistos a solicitar os seguintes vistos:

Vistos disponíveis para a Índia:

  • Visto de Conferência
  • Visto de Estudo
  • Visto de Negócios
  • Visto de Trabalho
  • Visto de Turismo
Shape

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões

A índia situa-se no sul da Ásia e é o segundo país com mais população do mundo. A cidade do Taj Mahal é conhecida por ser exótica, excêntrica e bastante espiritual, um dos roteiros mais procurados é o do Triângulo dourado que inclui as cidades mais cobiçadas pelos turistas.

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

  • Nova Deli, a célebre capital de grande movimento e excentricidade
  • Agra com uma das 7 maravilhas do mundo contemporâneo
  • Jaipur mais conhecido por “cidade rosa” pela cor das construções da cidade
  • Bombaim
  • Bangalore

Angola é um país um grande território geográfico e cheio de história. Podemos encontrar locais únicos, mas apesar de tudo apenas conseguiu ter um lugar classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Estamos a falar da capital do antigo Reino Kongo, em Mbanza Kongo, um local que se reveste de um enorme relevo histórico para o povo angolano.

Capital: Luanda

Fuso Horário: WAT (UTC+1)

Os roteiros mais cobiçados pelos turistas são:

  • Luanda, capital de Angola;
  • Fortaleza de São Miguel;
  • Miradouro da Lua;
  • Ilha de Mussulo;
  • Parque Nacional do Quiçama, com safaris de modo a poder estar em contacto com animais selvagens;
  • Quedas do Ruacaná, um conjunto de cataratas na fronteira com a Namíbia;
  • Mbanza Kongo, vestígios da Capital do antigo Reino do Kongo.

Vacinas obrigatórias antes da partida: Será necessário o comprovativo do programa nacional de vacinação e também contra a febre-amarela para todos os cidadãos cuja idade seja superior a 9 meses.

É recomendado que faça um seguro de saúde devido aos grandes custos das despesas médicas. 

GMT+5:30

A Índia conta com cinco estações do ano, verão, monção, outono, primavera e inverno.

No entanto, a nível geral o clima é tropical húmido com uma média de 35ºC.

Hindi é a língua oficial, porém o inglês e outros 22 idiomas são utilizados pelas administrações regionais.

A moeda local na Índia é a Rúpia indiana. As operações de câmbio são de fácil acesso e os cartões Visa, Mastercard, e American Express são aceites nos hotéis e restaurantes.

De um modo geral a Índia é um país seguro, contudo é recomendável que defina os seus roteiros, pois zonas como Jammu e Cachemira estão atualmente com conflitos religiosos e sociais. É também aconselhável que tenha em sua posse apenas documentos necessários para identificação caso seja solicitado pelas autoridades e dinheiro que chegue para os roteiros.

Não será necessária a toma de nenhuma vacina, mas deve ter em atenção se o boletim de vacinas se encontra atualizado.

Aconselhamos o registo da sua chegada á índia junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal ou em alternativa junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Embaixada de Portugal em Nova Deli:

Endereço: Nº 4, Panchsheel Marg, Chanakyapuri- New Delhi, 11 0021- Índia

URL: https://www.eoilisbon.gov.in/

Tel.: +(9111) 460 71002

Fax:  +(91) 1146 071 004

Correio eletrónico: embassy@portugal-india.com/  novadeli@mne.pt/ consular@portugal-india.com

 

Embaixada da Índia em Portugal:

Endereço: Rua Pêro da Covilhã 16ª, Lisboa

Tel.: 21 304 1090

Aberto de 2ª feira a 6ª feira das 09h00-17h30

 Câmara de Comércio e Indústria India:

Endereço: R. Castilho 39, 1250-096 Lisboa