Visto de residência para Moçambique

Tem um familiar a residir em Moçambique e pretende ir residir para junto dele? Sabia que tem de solicitar um visto de residência para Moçambique.

Os vistos de residência que mais são atribuídos pelos Consulados de Moçambique em Portugal são os vistos para reagrupamento de cônjuges, descendentes ou ascendentes de nacionais ou de estrangeiros portadores de visto de trabalho ou do DIRE.

O número de imigrantes portugueses em Moçambique tem vindo a aumentar consideravelmente ao longo destes anos, este aumento deve-se à evolução política, social, económica e pela proximidade da língua, para os portugueses imigrarem para países CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) é uma mais-valia e menos um obstáculo nesta repentina mudança de vida. 

Com a evolução do setor económico têm-se criado várias portas de oportunidades de emprego em empresas de grandes dimensões e com excelentes condições laborais.

São muitos os particulares que procuram uma empresa credível e de confiança para os apoiar em toda a tramitação de vistos. Nós pretendemos ser essa escolha. A nossa empresa Sofia Machado e Serviços Consulares, conta com uma equipa especialista, profissional e extremamente dedicada na obtenção de vistos junto do Consulado de Moçambique em Lisboa e no Porto.

icon About

Não perca tempo e planeie já a sua viagem e nós tratamos da documentação necessária para a obtenção do visto de residência para Moçambique.

Shape

FAQs

O visto de residência para Moçambique é uma autorização que permite ao cidadão permanecer em Moçambique por mais do que um ano e realizar todas as atividades no país sem nenhuma restrição.

Fica elegível para solicitar este visto de residência todos os cidadãos que pretendam residir em Moçambique e que sejam cônjuges, descendentes ou ascendentes de nacionais ou de estrangeiros portadores de visto de trabalho ou do DIRE.

O visto de residência moçambicano permite a que o viajante habite em Moçambique como um nacional e autoriza também atividades remuneradas em empresas moçambicanas.

Sim, é possível requerer um visto de residência para Moçambique à distância, para tal apenas tem de fazer o seu pedido através do nosso site e fazer-nos chegar os seus documentos. Tratamos de tudo por si.

A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos oferece um serviço completo, com obtenção e preparação de todos os documentos para solicitar o visto de residência para Moçambique, entrega e recolha do processo junto do Consulado de Moçambique em Lisboa ou Porto.

Deve recorrer e confiar nos serviços da Sofia Machado Serviços Consulares, porque para além de ser uma agência de vistos especialista nos processos de pedido de visto de visitante para Moçambique, é credenciada junto dos Consulados de Moçambique em Lisboa e no Porto, possuindo contatos privilegiados. Garante também que o pedido de visto de visitante é submetido sem incorreções.

As etapas para a solicitação do visto de residência para Moçambique são:

  • Receção dos documentos
  • Análise dos documentos
  • Reconhecimento dos documentos no Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Embaixada de Moçambique em Lisboa
  • Preparação do processo de pedido de visto de residência
  • Solicitação do visto de residência na Embaixada de Moçambique em Lisboa ou Porto;
  • Levantamento do passaporte com o visto emitido e estampado no mesmo

Para solicitar o visto de residência para Moçambique são necessários os seguintes documentos:

  • Impresso de “Pedido de Entrada em Moçambique” devidamente preenchido;
  • Duas (2) fotografias tipo passe – atualizadas (se é pela primeira vez);
  • Passaporte com o prazo de validade nunca inferior a seis (6) meses;
  • Atestado medico;
  • Registo criminal (para maiores de idade)
  • Documento comprovativo das relações familiares (certidão de nascimento ou casamento);
  • Comprovativo da garantia de condições de alimentação e alojamento em Moçambique;
  • Carta de chamada do familiar residente em Moçambique
  • Cópia do DIRE ou BI Moçambicano
  • Reserva da passagem aérea

Pode obter aqui o formulário para o visto de residência para Moçambique.

Sim, para solicitar o visto de residência para Moçambique, será obrigatório que todos os documentos que sejam entregues para a autenticação de documentos para solicitar o visto de trabalho sejam os originais.

Para o pedido de visto de residência pata Moçambique, o passaporte deve estar válido por um período mínimo de 6 meses.

Sim, durante o período de análise ao seu pedido de visto de residência para Moçambique, o seu passaporte fica retidos junto do Consulado de Moçambique, de forma a permitir aos serviços a estampagem da vinheta do visto no passaporte.

Sim, os documentos de língua estrangeira, precisam ser traduzidos. A Sofia Machado conta com o apoio de tradutores certificados que realizam traduções simples ou técnicas.

Apesar de a Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos ter uma alta taxa de sucesso na obtenção de vistos, não consegue garantir com 100% de exatidão a emissão visto de residente para Moçambique. Essa decisão é sempre dos serviços de migração. Por esse motivo, a Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos irá cobrar 50% da taxa de serviços inicial por cada nova submissão.

O registo criminal para o visto de residência para Moçambique pode ser requerido pelo cliente, caso não consiga pode contar com os serviços Sofia Machado e serviços administrativos para ajudar em tudo o que precisar.

O visto de residência moçambicano tem o valor de 120,00€.

O visto de residente em Moçambique pode demorar até 10 dias úteis a ser emitido.

Não, os Consulares de Moçambique em Portugal não permitem o pagamento de taxas de urgência para obtenção do visto de residência para Moçambique.

A validade do visto de residência para Moçambique é de 1 ano, sendo renovável no final do período permitido.

Sim, pode renovar o seu visto de residência para Moçambique. A renovação apenas pode ser feita em Moçambique, junto da Direção de Migração.

O visto de residência pode ser renovado as vezes necessárias para o tempo que deseja permanecer em Moçambique (desde que o responsável pela emissão do visto mantenha todos os requisitos que deram origem ao visto de residência).

Não, o seu visto de residência para Moçambique apenas pode ser renovado em Moçambique.

O pedido de visto de residência para Moçambique é decidido no Ministério da Migração.

O visto de residência para Moçambique pode ser recusado no caso de o requerente não apresentar os documentos necessários para a realização do pedido de visto ou os serviços de migração concluírem que não se encontram reunidas condições para a sua emissão.

Quando o visto de residente é recusado o pagamento dos emolumentos consulares pela emissão de vistos não é devolvido.

Pode sim. No entanto, nós aconselhamos a juntar nova documentação de forma a reforçar o seu pedido de visto de residência para Moçambique.

Sim, terá de pagar sempre uma nova taxa consular do visto de residência para Moçambique.