Costa do Marfim

Visto para a costa do marfim

Pretende viajar para a Costa do Marfim? Não se preocupe! A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos, conta com uma equipa especializada que o ajuda a obter o seu visto para a Costa do Marfim!

A Costa do Marfim foi durante muito tempo olhada como o milagre económico de África e considerada um modelo de estabilidade, num continente onde grassam as tensões políticas e tribais. Mas a verdade é que o país demorou a livrar-se completamente da autoridade e influência dos países colonizadores, e soube aproveitar as investidas na construção de infraestruturas. Hoje em dia é um dos países mais modernos da região, com arranha-céus em Abidjan que não deixam de surpreender. 

A Costa do Marfim é também um país rico em atrações naturais, como a grande mancha de floresta tropical do Parque Nacional de Tai ou a sequência de praias ao longo da sua costa atlântica. É também uma terra rica em tradição, devido a uma mistura tribal diversificada que inclui os povos Dan, Lobi, Baoulé e Senoufo.

Se deseja aproveitar as oportunidades que este país oferece em termos profissionais ou simplesmente explorar as suas paisagens naturais, não hesite em contactar-nos. Nós facilitamos todo o processo de obtenção de visto para a Costa do Marfim!

Regime de entrada e saída e na Costa do Marfim

Para entrar na Costa do Marfim, os cidadãos europeus devem obter um visto biométrico junto de uma Embaixada ou consulado da Costa do Marfim. O passaporte europeu deve ser válido até ao final da estadia prevista. 

A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos apoia os requerentes de vistos para a Costa do Marfim a solicitar os seguintes vistos:

  • Visto de Negócios
  • Evisa

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões

As religiões têm uma forte influência na vida na Costa do Marfim, que tem uma tradição de respeitar diferentes crenças e fés. 

Deve respeitar sempre os costumes e tradições religiosas locais e estar ciente das suas ações para garantir que não causem ofensas. Existem padrões conservadores de vestuário e comportamento no país e deve ter o cuidado de não ofender.

A posse, uso ou tráfico de drogas ilegais é uma infração grave e pode resultar em longas penas de prisão e pesadas multas.

A homossexualidade não é ilegal na Costa do Marfim, mas não há reconhecimento legal de casais LGBT. O governo não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo e não existem leis específicas anti-discriminação que protejam indivíduos lésbicas, gays, bissexuais ou transgéneros. Como as atitudes do público podem ser menos tolerantes, deve ser-se discreto.

É proibido tirar fotografias perto de instalações sensíveis, incluindo locais militares e edifícios governamentais, tais como estações de rádio e televisão, o edifício da Presidência, aeroporto, e as pontes de Gaulle e Houphouet-Boigny em Abidjan.

A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical com o clima habitual destas zonas; temperatura média que se situa nos 30 graus (descendo ligeiramente à noite) durante todo o ano, com exceção da estação das chuvas onde a temperatura baixa para os 25 graus. Há duas estações de chuvas (de maio a agosto e, com menos intensidade, em novembro).
Há duas grandes zonas climatéricas; no Norte a paisagem é árida sendo o clima quente e seco; o Sul é bastante húmido com vegetação muito rica.

O francês é a língua oficial e é muito falado.

A moeda local é o Franco CFA. 

Nem todos os bancos aceitam cartões de crédito para levantamento de dinheiro. Os cartões de crédito têm muito pouca utilização por serem aceites apenas em alguns hotéis.

Não existe representação diplomática portuguesa permanente no país. Os assuntos relacionados com a Costa do Marfim são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Dakar.

Por uma questão de comodidade para os seus utentes, os serviços desta Secção Consular estão sujeitos a agendamento prévio obrigatório e 100% gratuito. Não é aconselhável que se dirija à Embaixada sem um agendamento prévio confirmado, salvo casos de natureza urgente imprevisível. Desta forma evitam-se filas e é garantido um atendimento mais organizado. 

Aconselhamos o registo da sua chegada à Costa do Marfim junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

Não existe representação diplomática portuguesa residente na Costa do Marfim, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Dakar, Senegal.

Embaixada de Portugal em Dakar:

• Contactos: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular/africa/senegal
• FB: https://www.facebook.com/embaixadaPTsenegal 

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/ 

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/rede-diplomatica/corpo-diplomatico-em-portugal