Irão

Irão

Pretende viajar para o Irão? Não se preocupe! A Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos, conta com uma equipa especializada que o ajuda a obter o Visto para o Irão!

Riquíssimo em história e sabedoria, o Irão é um país que surpreende todos os viajantes, pela hospitalidade ilimitada do povo iraniano. 

Localizado no Médio Oriente, estão entre as grandes atrações a cidade de Persépolis, a elegante Esfahan, a artística Shiraz, a romântica Yazd e a moderna capital Teerão, para além da agradável ilha de Ormuz e da aldeia Masuleh. As viagens ao Irão são garantia de tempo bem passado, num país muito mais seguro e tranquilo do que aquilo que se pensa.

Se deseja aproveitar as oportunidades que este país oferece em termos profissionais ou simplesmente explorar a sua cultura tão rica, não hesite em contactar-nos. Nós facilitamos todo o processo de obtenção de visto para o Irão!

Regime de entrada e saída
no Irão

Para a entrada no Irão será necessário dispor de um visto. Os vistos de trânsito só serão concedidos quando o interessado tiver já obtido um visto de entrada no país de destino final.

Sofia Machado Serviços Consulares e Administrativos apoia os requerentes de vistos para o Irão a solicitar os seguintes vistos:

  • Visto de Entrada
  • Visto de Negócios

Estamos aqui para o auxiliar com as suas questões

O Irão é uma República Islâmica, dividida em 30 Províncias. Tem uma área total de 1.648.195 km2, fronteiras com a Turquia e o Iraque a ocidente, a Arménia, o Azerbaijão a noroeste, o Turquemenistão a nordeste, Afeganistão e Paquistão a leste e com o Golfo Pérsico a sul.

A população era de 74,8 milhões de habitantes em 2011, concentrando-se em larga maioria nos grandes centros urbanos como Teerão (a capital, que conta com mais de 12 milhões de habitantes), Esfahan, Shiraz, Tabriz ou Bandar-Abbas.

A hora no Irão está antecipada em 2,5 horas relativamente a Portugal.

É essencial respeitar os hábitos e tradições locais bem como as regras impostas pelo Governo, nomeadamente no campo religioso. Deverão ser evitados todos e quaisquer comportamentos ou atitudes suscetíveis de ofender os princípios culturais e religiosos em vigor, em particular durante o mês sagrado do Ramadão ou no caso de se pretender visitar espaços ou locais de culto religioso. Durante o período do Ramadão dever-se-á respeitar a tradição muçulmana, evitando comer, beber ou fumar em público do nascer ao por do sol.

Em público, as mulheres (e raparigas a partir dos nove anos de idade) deverão aparecer sempre com a cabeça coberta por um lenço (roussari) que tape completamente o cabelo, devendo usar trajes compridos, sem decote, (as saias deverão ser bastante compridas) de maneira a cobrir as formas do corpo. Os braços deverão estar igualmente cobertos. É permitido vestir calças, desde que se use algo por cima e até ao joelho (um casaco ou uma túnica).

Os homens nunca devem aproximar-se demasiado (manter uma “distância respeitável”) nem apertar a mão de uma senhora (muito menos em publico). O vestuário masculino deverá incluir obrigatoriamente calças compridas.

O Clima é continental, com quatro estações bem definidas, mas com temperaturas que podem ser extremas,   variando do Norte ao Sul do país. No Verão as temperaturas no Sul são muito elevadas; por outro lado, no Norte, durante o Inverno, as temperaturas podem ser extremamente baixas. O mês mais quente é Julho (22/37.°c) e o mais frio Janeiro (-3/7,°c).

O idioma oficial do Irão é o persa, oficialmente denominado Dari.

A moeda local é o Rial Iraniano (IRI) sendo frequente ouvir-se falar de Tomans. 10 Rials = 1 Toman. 

Câmbios de divisas – euros ou dólares por reais iranianos – podem efetuar-se em bancos ou estabelecimentos de câmbio certificados para o efeito, dispersos por diversos pontos da cidade. A atividade de câmbio deve encontrar-se explicitamente anunciada, pelo respetivo estabelecimento, com aviso visível a partir da rua onde se encontra localizado.

No Irão os cartões de credito e/ou débito não podem ser utilizados pelo que se recomenda que os turistas se façam munir previamente de dinheiro em numerário (euros ou dólares americanos são as moedas mais úteis para o efeito).

Os bancos em Teerão estão geralmente abertos entre as 08h00 e as 15h00, com exceção das quintas-feiras (inicio do fim de semana, dia em que encerram às 11:00 horas). Fora da capital os bancos podem fechar mais cedo.

Aconselhamos o registo da sua chegada ao Irão junto dos serviços consulares da Embaixada de Portugal em Teerão ou em alternativa junto do Registo do Viajante, no site https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/registo-do-viajante

NOTA: NOS NÚMEROS ABAIXO INDICADOS (+98) DEVE SER SUBSTITUÍDO POR (0) SE LIGAÇÃO FOR FEITA A PARTIR DE TELEMÓVEL IRANIANO; SE SE UTILIZAR NÚMERO FIXO IRANIANO OMITE-SE (+98 21) 

Embaixada de Portugal em Teerão

-Endereço: 16, Rouzbeh Alley, Hedayat St., Darrous, Teerão

– Emailteerao@mne.pt

– Telefone: (+98 21) 2258-2760

– Fax: (+98 21) 2276-4061

SECÇÃO CONSULAR

Atendimento: aconselha-se sempre que possível a utilização do correio electrónico

Assuntos consularessconsular.teerao@mne.pt )

TELEFONE DE EMERGÊNCIA CONSULAR – +98 990 578 2617

Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/