SEF Lança Plataforma para Proteção de Ucranianos
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), lançou esta segunda feira uma plataforma para proteção de ucranianos que queiram realizar um pedido de proteção de pelo menos um ano!
O SEF afirma que, os cidadãos com proteção temporária, no decorrer de todo o processo, têm acesso a número fiscal, número de Segurança Social e de Serviço Nacional de Saúde, para que, desta forma, tenham acesso imediato aos vários serviços e ao mercado de trabalho.
A plataforma denomina-se de, SEFforUkraine.sef.pt e encontra-se disponível em ucraniano, inglês e português, e possibilita a todos os cidadãos ucranianos e respetivos familiares (agregado familiar), assim como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer online um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses!
Também foi criada uma plataforma de registo e proteção a crianças e jovens que chegam a Portugal sem nenhum adulto!
A plataforma possibilita o registo destes menores e o levantamento de disponibilidades de acolhimento temporário, bem como a identificação de ações voluntárias de transporte para território nacional.